domingo, 2 de janeiro de 2022

AKON E REDONE CONTAM SOBRE O INICIO DA CARREIRA DE LADY GAGA

 EM ENTREVISTA, AKON E REDONE CONTAM SOBRE O INÍCIO DE CARREIRA DE LADY GAGA

Em nova entrevista, Akon e RedOne compartilharam vários detalhes sobre o início de carreira de Lady Gaga.


Confira a tradução completa:

Artista batalhadora da cidade de Nova York, Lady Gaga assinou e foi demitida pela Def Jam quando ela tinha 20 anos. Depois que o compositor Rob Fusari abriu as portas para encontrar o produtor Vincent Herbert (Toni Braxton, de Destiny’s Child), ele assinou com ela com a sua nova marca Streamline Records na Interscope em novembro de 2007, sob a supervisão de Jimmy Iovine. O trabalho começou com o seu álbum de estreia, "The Fame", com Akon e o produtor RedOne.



REDONE: Naquela época, eu tinha acabado de fazer o meu primeiro hit com Kat DeLuna chamado “Whine Up.” Depois daquele hit, eu disse ao meu empresário que eu queria trabalhar com artistas estabelecidos, mas eles me ligaram e disseram, “Hey, nós [queremos que você trabalhe com] uma garota…. Ela é talentosa, se você quiser conhecê-la por cinco minutos.”…. Eu a conheci do lado de fora do prédio da Sony em Nova York, e eu curti a vibe que eu estava sentindo! Ela ficava tipo, “Meu Deus, Eu amo ‘Whine Up!’” [risos]. Naqueles cinco minutos eu senti que ela era muito especial. E aqueles cinco minutos se transformaram em algumas sessões.[Apesar de muitas tentativas, a EW não conseguiu encontrar Vincent Herbert para falar sobre isso.]

Gaga gravou “Boys Boys Boys” no estúdio Queen do RedOne naquele dia.

REDONE: Estávamos falando sobre rock tipo o de Mötley Crüe, sabe, “Girls, girls, girls!”, mas em vez disso nós precisávamos de “Boys, boys, boys!”… e aquilo criou os sons do álbum inteiro. Para “Just Dance,” eu queria fazer uma música de rock com grandes tambores, mas ao invés de guitarras eu queria sintetizadores. É assim que “Just Dance” é! A abertura [sintetizadores] são como um refrão de guitarra…. [Eu começo] a levando para para todas as sessões que eu tinha com outros artistas também, mas como compositora. E todos os artistas ficaram com medo dela e me pediram para não levá-la novamente. Eu lembro de dizê-la, “Gaga, você é uma artista incrível e eles sentem a sua energia!” Ela era tão criativa, dando ideias para eles sobre como se vestir e como se comportar, e eles começaram a se sentir pequenos. E Gaga começou a chorar, falando “Eu só quero ajudá-los” Eu disse, “Sim, mas mantenha essas ideias para você. Você é uma artista incrível.” Em uma dessas sessões, eu a apresentei para um [amigo na indústria] chamado Efe, e a primeira vez que eu toquei a música dela para ele, ele disse, “Meu Deus, essa garota é a próxima Madonna!”

AKON: Eu estava [fascinado] por ela em geral. Quando eu vejo uma estrela eu reconheço. Desde o momento que ela apareceu [para nossa primeira reunião], a aparição e a atitude dela pareceu nova e fresca. Ela era tão destemida. Eu [tive discussões com] Jimmy Iovine, desde o momento que tudo acendeu. Nós ficamos animados com ela, começamos a fazer músicas e começamos a trabalhar na imagem dela. Naquela época, ela estava fazendo música no estilo de jazz, e eu acho que ela precisava de alguém para ouvi-la de verdade e ver o que faz sentido nas suas ideias, no seu look, e então combiná-la com sua música que se entrelaçou em uma única plataforma.

REDONE: Depois disso, nós fizemos todas as [icônicas] músicas: “Just Dance,” “Poker Face,” “LoveGame”… e Akon disse, “Red, segure essas músicas. Não dê para ninguém até eu chegar, porque eu quero levar essas músicas para Jimmy para nós tornarmos ela nossa prioridade!”

Os dois apresentaram o trabalho para Iovine, que brevemente sugeriu a música “Just Dance” para as The Pussycat para o álbum de 2008 delas, “Doll Domination”.

AKON: Eu fui contratado para fazer músicas para as Pussycat Dolls e eu tive bloqueio para escrever, então eu perguntei ao RedOne se nós poderíamos colaborar juntos para abrir nossas mentes… e “Just Dance” foi originalmente submetida para as Pussycat Dolls. Quando nós terminamos, de forma alguma “Just Dance” seria para elas.

REDONE: Nós nos encontramos com Jimmy e ele ouviu as músicas. Ele disse, “Eu amo a música. Posso dá-la para as Pussycat Dolls?” E Akon disse, “Não! É da Gaga! Ela pode ser a próxima grande coisa!” Jimmy disse, “Ok, mas tem uma coisa: eu tenho um problema com [as similaridade de Gaga] a Sua Alteza.” Eu disse, “Quem é a alteza dela?” E ele disse, “Gwen Stefani. Ela me lembra a Gwen Stefani.’” E Akon disse, “Não, ela é totalmente diferente!” [EW falou com Iovine. Apesar de que ele não queria ser citado diretamente nessa história, ele acha que Akon e RedOne estavam certos em expressar o desejo de manter a música para Gaga.]

A vontade de Gaga de experimentar no estúdio ajudou na química instantânea, e o seu álbum de estreia, "The Fame", foi terminado aproximadamente um mês depois através da KonLive de Akon, Interscope, Streamline, e a Cherrytree de Martin Kierszenbaum.

AKON: Literalmente cada música que nós escrevemos foi feita de 30 minutos a uma hora. Foi tudo química. "The Fame" foi feito em 30 dias: mixado, masterizado e pronto para ser lançado. Foi outra razão pela qual eu estava tão animado em trabalhar com ela, porque as ideias e coisas que ela despertava eram tão frescas. Nós abrimos nossas mentes e tentamos tudo. Sem grades, sem barreiras, de qualquer forma que nos sentíamos bem, falando o que queríamos. Foi a primeira vez que ela não tinha ninguém a dizendo o que deveria fazer ou como ela deveria fazer.

REDONE: Gaga me lembrou uma artista que foi toda a inspiração para o seu som, seu nome é Leila K, da Suécia. Eu disse, "Gaga, quero tocar pra você esta artista, porque se nós conseguirmos fazer o que ela fez e fizermos isso agora, podemos mudar o mundo." É desse jeito que eu queria fazer um álbum que era diferente para todos na época - com sintetizadores, grandes tambores, grandes refrões - mas com a atitude de Gaga, inspirada por Leila K.

Com a sensação de que "Just Dance" se tornaria um hit em todo o mundo, Akon gravou vocais em destaque na música, mas uma disputa de gravadoras supostamente bloqueou o lançamento.

AKON: Eu estava na música original, mas a Universal não liberou meus vocais. [vários contatos da Universal e da Interscope não responderam ao pedido da EW para comentar.] Foi um momento louco, então eu consegui o Colby O'Donis para cantar na música e fazer o que seria o meu verso. Mas eu mantive o meu vocal como backvocal da música, porque vocais de fundo não são considerados como participação. Havia várias coisas políticas acontecendo, uma grande competição entre a Interscope e a Universal. Eu não queria lutar contra isso. A canção estava feita, terminada, pronta para percorrer seu caminho até dois dias antes de filmarmos o vídeo, e foi quando recebemos o aviso de que não tínhamos a autorização [para minha participação]. Foi um grande choque para Gaga [porque] este foi o seu primeiro megaprojeto e seu primeiro momento real."

Sem um nome conhecido na música, as perspectivas comerciais não diminuíram...

REDONE: A melodia era boa de qualquer maneira. Quem ouvia não se importava se era Akon ou não. Eles acabaram de ouvir uma música boa. Foi escrita como uma boa canção.

..e ainda assim a música levou nove meses depois do lançamento para alcançar o #1 na Billboard Hot 100, em janeiro de 2009.

REDONE: Nós lançamos no dia 8 de abril de 2008 e levou um longo tempo para as pessoas amarem a música. Não foi bem aceita na América, mas ela se tornou nº 3 imediatamente na Suécia, porque esse é o país do pop e eles adoram!

AKON: Meu lema sempre foi nunca colocar um rótulo em qualquer música, deixá-la encontrar o seu próprio público. Esse foi um dos maiores desafios, mesmo no início, e o motivo de ter demorado tanto tempo para estar nas rádios. Nós tentamos as rádios dos EUA, e não deu certo porque era uma música que soava como os anos 80, e aquele não era o som [popular] naquele momento. "Just Dance" não se encaixava no formato. Não era uma música que um DJ pudesse tocar antes ou depois de qualquer música que fosse um hit naquele momento. Voamos para o Reino Unido e tentamos fazer as coisas acontecerem lá, mas não funcionou. Quando fomos para o Canadá, foi aí quando aconteceu. Há um grande número de pessoas internacionais lá que são mais ousadas, tanto quanto ao que estão dispostos a ouvir. Então, os EUA começou a tocar e isso mudou o jogo inteiro, criou um novo movimento, [especialmente] na Costa Oeste e em São Francisco, onde o público era realmente eclético e deu a ela uma chance. A comunidade gay estava tipo, "essa música é um hino da p*rra", e eles a apoiaram a partir daquele momento, se tornando seu público principal. De lá, todos os outros pegaram a onda. Tudo na rádio soava exatamente da mesma forma... e você tinha uma nova artista saindo com algo novo! Não tentamos encaixar isso, deixamos o público escolher. Isso foi [o que eu disse] em casa rádio que fui. Eu falava tipo, "Eu sei que vocês tem uma playlist específica que vocês configuram, mas podem deixar essa música que não soa como qualquer outra coisa ser escolhida pela audiência?" Apenas nos dê uma chance justa! Você não precisa tocar em tempo integral, basta tocá-la uma vez por semana. Dê a música para o público e os deixem tomar a decisão! Levou quase um ano para se tornar popular nos EUA. Quando fizemos a turnê promocional com a Interscope, não conseguimos uma corrida completa, então eu a levei na minha turnê promocional, que era para o meu álbum. Não podíamos desistir. Eu me recusei a desistir porque sabia que ela era uma grande estrela; era apenas uma questão das rádios lhe darem uma chance justa. Estou feliz por ter feito isso. No final do dia, isso começou uma nova onda no mundo da música. Valeu a pena a luta!

Em última análise, a canção foi certificada 8x platina nos EUA e está a caminho de se tornar um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

REDONE: Toda vez que eu ouço a música, é como se fosse ontem. É tão lindo! É a música que mudou nossas vidas. As letras são da Gaga. Não posso aceitar nenhum crédito pelas letras geniais. Elas vem a ela tão rápido. Eu amo perfeição e ela lhe dá a perfeição todas as vezes. Ela é uma máquina! Ajudei com palavras aqui e ali, mas não posso dizer que escrevi ou co-escrevi a letra de "Just Dance". Mas posso levar crédito pelas melodias, progressões de acordes e produção.

AKON: Os artistas que têm a porta aberta para serem eles mesmos são os únicos que ganham. Suas opiniões devem ser a primeira coisa que importa. As gravadoras se envolvem e tentam te dizer para ir em uma determinada direção ou para tentar algo que vá render hits, isso é besteira. É tudo sobre você trazer algo novo para o jogo e funcionar, todos os outros vão se apegar a isso e tentar fazer o mesmo. Se você é o criador, você tem longevidade no negócio e isso lhe dá a criatividade e liberdade para tentar algo novo e fresco, e sempre funciona.

E ainda, os fãs pensam que Gaga está dizendo "Red Wine" em vez do nome do seu produtor.

REDONE: As pessoas sempre me dizem, "Oh, meu Deus, eu pensei que ela estava dizendo vinho tinto!" Esta é a história da minha vida, que o mundo pensa que ela está dizendo "vinho tinto!" Especialmente porque Gaga canta, "Eu bebi um pouco demais" no início. As pessoas pensam que ela está falando sobre álcool! Como se ela tivesse bebido um pouco a mais de vinho tinto. Eu ainda estou feliz que nós fizemos história, então eu não me importo! É uma coisa linda da qual eu participei. Nós criamos uma história que vai durar pra sempre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PHILIP BAILEY, DE "EASY LOVER", ERA UM DOS CANTORES DO EARTH, WIND & FIRE

PHILIP BAILEY E PHIL COLLINS FIZERAM UMA DAS MAIORES PARCERIAIS MUSICAIS HÁ 40 ANOS Philip James Bailey , nascido em 8 de maio de 1951, é um...